Planejamento para 2023

Todo mundo sabe que o planejamento é importante. Mas o que pouca gente sabe é como de fato criar um planejamento motivador que leve para a realização passo-a-passo do que deseja.
Muita gente renova sua agenda no início do ano, abandona no meio ou só anota o trivial ou compromissos do dia. O resultado? Uma rotina ocupada, ao invés de produtiva.
A falta de estratégia de planejamento pode levar ao que chamo de correr atrás do rabo: corre, corre, mas não chega a lugar nenhum. Eu já passei por isso e consegui mudar esse quadro.
Sabe, eu sempre amei agendas e com a tecnologia aprendi a usar o celular pra fazer as anotações que antes fazia na agenda de papel.
Mas antes de saber planejar, eu apenas anotava os compromissos diários ou algum pensamento que gostava no dia.
Hoje eu sei exatamente pra onde estou indo em meu ano e tenho meu próprio sistema de produtividade.
Você pode pensar assim: “o jeito então é correr e fazer muito mais do que fiz no ano passado”.
Esse não é o melhor caminho.
Fazer muito não é sinal de produtividade
Você não precisa ser um robô fazedor de tarefas ou ter o melhor planner do planeta.
A chave não está em fazer mais, mas fazer melhor e isso você vai conseguir anotando o seu planejamento.
Quando você quer ir para algum lugar que não conhece, você usa um GPS pra chegar lá onde você vai indicar onde está e onde quer chegar e o GPS vai traças a melhor rota para você.
Com o planejamento você vai fazer o mesmo, só que a rota quem vai traçar é você.
O que percebi na minha própria vida é que em meus anos de menor realização:
Eu não tinha claro onde queria chegar;
Por isso, não entendia direito onde estava com relação a esse objetivo;
Muito menos conseguia traçar um plano para chegar lá.
Isso me fazia gerenciar mal minha vida e meu trabalho. Sem gestão do tempo, sem metas claras, sem plano de ação, sentia frustração pelas baixas conquistas e cansaço pelas muitas voltas correndo atrás do rabo.
Você só precisa entender uma coisa…
É o planejamento e a produtividade que desbloqueará sua realização pessoal e abrirá esse portal.
E tudo isso precisa ser simples, nada de ficar inventando métodos mirabolantes e difíceis de seguir, o báasico, simples mas que funciona para você.
Seja comprometida com o seu planejamento mas não seja inflexível, porque a vida é cheia de imprevistos e não tem outra forma senão lidar com eles.
O planejamento não é algo que vai te aprisionar, muito pelo contrário, ele é o seu passaporte para liberdade.
Ganhe mais dinheiro valorizando seu tempo.
Quando a artesã não valoriza o tempo? Quando trabalha de encomenda sem criar as próprias regras.
Não deixe que o cliente mande no seu ateliê.
A artesã não ganha dinheiro quando não tem um nicho definido, quem faz de tudo um pouco, fica mais díficl de alcançar o sucesso.
Aprenda a dizer não para o que te sabota, por exemplo,vai na loja de tecido comprar 1 metro e volta pra casa com 5 metros. isso foi um não que você deixou de falar.
E qual é a importância de resolver isso?
1 para ter mais tempo livre
2 para produzir mais e melhor
3 para ter a vida que merece
4 ter o reconhecimento merecido
5 realizar seus sonhos

O que fazer?
1 investir seu tempo nas coisas corretas
2 definir suas metas e planejar seu futuro
3 investir seu tempo no conhecimento que te ajude de verdade.

O passo número 1 para ter sucesso é a mudança de mentalidade.

Mude o pensamento de:” Ah tá tudo bem como está”, para “Vou fazer melhor para vender mais.”
Se livre do que te distrai e foque no que é importante.

Para organizar as tarefas do dia a dia eu recomendo o Trello, com ele você pode fazer a organização pelo computador e pelo celular, fica tudo sincronizado.

Para fazer o seu planejamento para 2023

Para otimizar o seu tempo você vai fazer o seguinte: separar um dia da semana para cozinhar para a semana toda. Faça em grande quantidade, separe em porções individuais e congele. Na hora da refeição é só descongelar no microondas ou do jeito que você está acostumada aí na sua casa. Isso é legal de fazer no domingo, por exemplo.
Outra forma de otimizar o seu tempo é separar 1 dia da semana para criar os conteúdos para as mídias sociais. No Trello crie os quadros da semana, escolha o tópico de cada dia, faça as fotos, crie as legendas e já deixe os posts agendados pelo Business Suite do Facebook.
Separe 1 dia da semana para colocar ordem no ateliê, anote tudo o que falta de material e reponha o estoque.
Outra forma de otimizar o seu tempo na produção das suas peças, por exemplo você faz carteiras. Quando começar uma nova peça já separe outros tecidos para cortar junto, dessa forma o tempo que leva para cortar uma peça você corta 5. Para costurar faça do mesmo jeito, ao invés de costurar 1, você costura 5 e ao final da produção terá 4 peças a mais que você vai colocar à venda na sua loja virtual como peça a pronta entrega ou vai fazer um pico de vendas com a Liveshop por exemplo.
Defina o que é prioridade e só comece outra atividade quando tiver cumprido com as prioridades. Mas tome cuidado, não deixe que TUDO vire prioridade porque senão você vai ficar maluca e não vai conseguir fazer nada.

Conheça o Método Transformando Artesanato em Dinheiro, lá tem aula sobre planejamento, organização, marketing digital para artesã e muito mais, aperta nesse link e se inscreva:https://mailchi.mp/4841c9205566/transformando-artesanato-em-dinheiro

Deixe um comentário